Clique e veja todas nossas propostas
Saúde Única: Promover a saúde dos seres humanos, dos animais e do meio ambiente.
Com objetivo de promover a saúde dos seres humanos, dos animais e do meio ambiente, este eixo propõe políticas públicas a partir da perspectiva de diferentes áreas do conhecimento. Temos como base a defesa e o fortalecimento do SUS e a visão de que a saúde humana, animal e ambiental estão interligadas e, portanto, devem ser pensadas conjuntamente. Algumas das propostas do eixo:
- Plano integrado de saúde única
- Mobiliza SUS: sistema de passe livre do transporte público municipal ao usuário do SUS em dia de consulta com especialista.
- Projeto de inserção e ampliação da Terapia Comunitária Integrativa na Atenção Primária
- Realização de atividades de autoconhecimento e PICS (Práticas Integrativas de Saúde) da rede de ensino.
Educação Emancipadora: Uma formação integral e emancipatória do ser humano.
Promover o poder do conhecimento, buscando humanizar a educação por meio do estímulo às artes, da valorização das professoras e educadores, e lutando por recursos adequados à área. Educação emancipadora significa formar sujeitos com autonomia intelectual e pensamento crítico, capazes de se auto-desenvolverem na atual sociedade da informação, e estando aptas a compreender e se integrar às rápidas transformações sociais, culturais e tecnológicas de nosso tempo.
Algumas das nossas propostas:
- Escolas Comunitárias e Participativas
- Mapeamento de demandas e distribuição dos recursos
- Formação de professores e fomento de investimentos e parcerias para atuação na criatividade, habilidades manuais, tecnologia e ‘cultura maker’, facilitando uma educação voltada para o “novo mercado de trabalho”.
- Programa de Estímulo à Formação Docente Permanente
Direito à Cidade: Curitiba mais solidária, saudável e eficiente.
Promover o Direito à Cidade é garantir o acesso universal aos serviços e equipamentos públicos e valorizar os espaços de encontro e manifestação política e cultural da Cidade. Com propostas como a revitalização do centro, o planejamento participativo na escala dos bairros e a mobilidade ativa e inteligente, promovemos uma cidade mais justa, democrática e inclusiva. Algumas das nossas propostas:
- Plano integrado de direito à cidade
- Transparência, descentralização e participação pública
- Programa “bairro como forma de dar ao cidadão direito à cidade”
- Transporte multimodal, com prioridade para a mobilidade ativa
Participação Social: Todos como protagonistas das decisões de direitos.
A participação social é a radicalização da democracia e o aprofundamento dos instrumentos democráticos, da cidadania e tecnologias sociais para que a sociedade possa decidir coletivamente as políticas públicas, ocupando com diferentes atores do tecido social os espaços de poder institucionais e independentes para ressignificar os sistemas de participação e protagonismo do povo, em suas identidades, territórios e direitos. Algumas das nossas propostas:
- Projeto de participação permanente
- Modificação na metodologia de consulta pública da LOA, do plano diretor, e das pré-conferências e conferências setoriais.
- Câmara de Vereadores Itinerante e Escola Política da Câmara
- Facilitação para organização de espaços públicos sub-utilizados para iniciativas que promovam a participação social.
Diversidade e Justiça Social: Promover uma sociedade mais inclusiva e representativa.
O eixo diversidade e justiça social propõe a criação de projetos que visem a inclusão de pessoas da comunidade LGTBI+, afro-descendentes, imigrantes, pessoas com deficiência, e todos aqueles e aquelas que não são identificados nas diferentes camadas sociais, por falta de políticas públicas específicas, para possibilitar a promoção de seus direitos e deveres como cidadã e cidadão na busca de uma sociedade mais igualitária e representativa. Algumas das nossas propostas:
- Promoção, oportunização e inclusão de pessoas travestis e transsexuais no mercado de trabalho
- Fortalecimento dos conselhos municipais
- Estímulo e promoção de Diversidade nas Empresas
- Programa de asseguramento e permanência estudantil de pessoas trans para evitar evasão escolar
Arte e Cultura: Por uma Arte e Cultura mais ampla, plural e diversa.
Por um olhar que valorize os artistas e fazedores de cultura e que atenda e dê acesso ao cidadão. Pela implantação do Sistema Municipal de Cultura, que segue diretrizes do Sistema Nacional: o fomento, a diversidade, a descentralização, o fortalecimento do fundo de cultura, a transparência, controle e participação social. Com nosso mandato, as pautas da arte e da cultura serão defendidas no dia-a-dia da Câmara de Vereadores, com protagonismo e profundidade, por militantes da área.
- Fortalecimento e implantação do sistema nacional de Cultura e Implementação do Sistema Municipal de Cultura
- Projeto Transparência Cultural
- Projeto de lei que incentiva a produção cultural nas escolas.
- Educação artística estendida (artes plásticas, música, teatro, dança) dentro do currículo escolar municipal.